sábado, 19 de março de 2011

Radiação e Saúde


O vazamento de material radioativo tem efeitos graves para saúde pública e impactos severos ao meio ambiente, alertou o radiobiólogo espanhol Eduard Rodríguez-Farré.
Dentro de um reator nuclear a partir da fissão de urânio, existem mais de 60 elementos radioativos, tanto de meia-vida curta, como de meia-vida longa. Esses elementos se acumulam no organismo, por serem parecidos com os elementos orgânicos. Entre eles, o iodo, o estrôncio 90 e o césio são alguns dos poluentes mais prejudiciais à saúde humana, pois aumentam o risco de câncer e diminuem a imunidade do organismo.
A afecção por iodo é imediata, provoca mutações nos genes e aumenta o risco de câncer, especialmente de tireóide. O césio se deposita nos músculos, enquanto o estrôncio se acumula nos ossos, durante um período mínimo de 30 anos. Ambos multiplicam a possibilidade de incidência de câncer nos ossos, nos músculos e tumores cerebrais, entre outras patologias.
A radiação afeta também o sistema reprodutor, com maior riscos para as mulheres. Nos homens, os espermatozóides se regeneram, totalmente, a cada 90 dias, no entanto, os óvulos - nas mulheres - permanecem nos ovários a vida inteira. Se um óvulo é alterado pela radiação e é, posteriormente, fecundado, a probabilidade da ocorrência de má-formação no feto aumenta, inclusive, anos depois da contaminação por radiação.
Como a principal via de contágio é a inalação, é recomendada a ingestão de pastilhas de iodo. A tireóide elimina o excesso de iodo, dessa forma, ajuda a eliminar o iodo radioativo inalado. Se o contato se dá  através da pele, é possível evitar problemas de saúde, apenas, lavando todo o corpo,  cabelos e unhas, com água corrente e detergente.
As doenças mais frequentes produzidas pelo excesso de radiação são:  vários  tipos de câncer; alterações gastrintestinais; problemas na medula óssea, assim como no aparelho reprodutor - como infertilidade e má-formação da prole; e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Modificado de Biólogos.Bio e O Dia On Line.




...