sábado, 19 de março de 2011

Super Lua Cheia - 19 de março de 2011

Hoje a Lua Cheia será a maior dos últimos 20 anos! Isso ocorre graças ao fenômeno denominado Perigeu - Ponto da órbita de um astro em torno da Terra, no qual esse astro se encontra mais próximo do centro do nosso planeta.
"A última vez que o fenômeno ocorreu foi em março de 1993", disse Geoff Chester do Observatório Naval dos EUA em Washington DC. "Eu diria que vale pena dar uma olhada."
As Luas Cheias variam de tamanho devido à forma oval da órbita da Lua. O que forma uma elipse com um lado cerca de 50.000 km mais perto da Terra  - perigeu - do que o outro - apogeu - veja o diagrama. Durante o perigeu a Lua é cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no período de apogeu da órbita em volta da terra.

"A Lua Cheia de hoje, 19 de Março, ocorrerá a menos de uma hora de distância de perigeu - evento que só acontece a cada 18 anos ou mais ", acrescenta Chester.
As marés perigeanas são mais altas, mas isso não é motivo de preocupação, de acordo com a NOAA - National Oceanic end Atmospheric Administration. Na maioria dos lugares, a gravidade lunar no perigeu aumenta as águas de maré apenas alguns centímetros - cerca de uma polegada - a mais do que o habitual. A geografia local pode amplificar o efeito para cerca de 15 centímetros - seis polegadas - não causando, portanto, grandes inundações.


Super Full Moon (moon illusion, 200px)
A Lua extra-grande, quando é vista através de objetos em primeiro plano - " A ilusão da lua"
Contrariando alguns relatórios que circulam pela Internet, as Luas Perigeanas não provocam desastres naturais. A "Super Lua", de março de 1983, por exemplo, passou sem incidentes. E uma "quase Super Lua", em dezembro 2008 também se mostrou inofensiva.
A Lua será 14% maior do que o habitual. Mas você é capaz de perceber a diferença? É complicado. Não há fitas métricas flutuando no céu para medir o diâmetro lunar. Sem pontos de referência para fornecerem uma escala, a Super Lua Cheia pode parecer perfeitamente normal.
O melhor momento para se observar é quando a Lua está próxima ao horizonte. É quando a ilusão se mistura à realidade para produzir uma visão realmente impressionante. Por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos e psicólogos, a Lua parece enorme quando vista através de árvores, edifícios e outros objetos em primeiro plano. Hoje você tem um bom motivo para deixar a "ilusão da Lua" amplificar a Super Lua Cheia, Ela estará inchada e crescente no leste, durante o Por do Sol parecerá estar tão próxima, que você quase poderá estender a mão e tocá-la.
Mas calma, até mesmo uma Super Lua perigeana ainda está a 356.577 km de distância da terra!


Modificado de: