quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Histórias do Brasil na TV Brasil!

Combinando informação e entretenimento, série 'Histórias do Brasil' começa a passar na TV Brasil


Conciliar informação com entretenimento. Este é o objetivo da série "Histórias do Brasil", que estreou na segunda-feira passada, às 22h, na TV Brasil. Com dez episódios de 25 minutos cada, a série será exibida de segunda a sexta-feira, até 16 de setembro, narrando vários momentos do passado do país, de 1530, nos primórdios da colonização, a 1958, com a construção de Brasília. Realizada através de uma parceria das produtoras Film Works e Conspiração Filmes com a "Revista de História da Biblioteca Nacional", a obra é dirigida por Arthur Fontes.
- Dentro da Conspiração, eu era quem tinha o perfil ideal para a série. Sempre gostei de programas que falam de história, sou fã dos documentários da BBC (emissora pública britânica). É um nicho ainda pouco explorado no audiovisual brasileiro. E a nossa preocupação no projeto era não fazer uma coisa chata, nós queríamos contar os fatos de uma maneira atraente para o público - afirma Fontes.
Para concretizar o seu intento, o cineasta empregou o formato do docudrama na atração. Cada acontecimento é ilustrado por uma encenação ficcional povoada de personagens comuns: escravos, soldados, mordomos, empregadas, cirurgião, funcionários públicos e comerciantes, entre outras ocupações. Nada de vultos ilustres, ressalta o diretor.
- Optamos por contar o que consideramos a história da vida privada do país para contextualizar melhor a sociedade da época - diz Fontes, que revela curiosidades da produção, gravada ano passado no Rio e em Paraty.
O quintal de uma casa no Alto da Boa Vista serviu como a mata desbravada por bandeirantes. No capítulo dedicado às sociedades literárias secretas, desafiadoras do controle de Portugal na circulação de livros na Colônia, a locação foi iluminada apenas por velas.
Na busca pela fidelidade histórica do programa, a equipe do diretor recebeu a colaboração de historiadores da "Revista de História da Biblioteca Nacional", capitaneados por Luciano Figueiredo, editor do periódico.

Assista os dez episódios a seguir: