segunda-feira, 26 de março de 2012

Construção da Ponte Rio-Niterói




Iniciada em 1969 e inaugurada em 1974, a Ponte Rio-Niterói constitui um importante marco de capacitação da engenharia nacional - por suas dimensões, audaciosa concepção e criatividade nos processos construtivos.

É uma construção superlativa: a maior ponte do Hemisfério Sul; o maior vão em viga reta contínua do mundo - o vão central, uma estrutura de aço com 300 metros de comprimento suspensa a 60 metros de altura; a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em suas entranhas; uma das três maiores pontes do mundo em volume espacial – a relação entre o comprimento, a largura e a altura dos pilares e fundações.

A ponte é um elo fundamental entre o Rio de Janeiro e Niterói, São Gonçalo e região, atendendo também aos deslocamentos da população às localidades adjacentes, sobretudo a Região dos Lagos, e ao transporte intermunicipal e interestadual de cargas.

À época de sua inauguração, previa-se que a ponte alcançaria um volume de tráfego de 50 mil veículos por dia, nos dois sentidos, mas o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro extrapolou aquela previsão. Atualmente, a ponte recebe mais de 130 mil veículos/dia, chegando a registrar 85 mil veículos passando pela praça de pedágio às vésperas de feriados e finais de semana nos picos do verão.

Neste contexto, a Ponte S.A. tem a função estratégica de proporcionar suporte em infraestrutura e operação rodoviária de qualidade na Ponte Rio– Niterói, contribuindo, assim, para a melhoria do transporte e o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país.

DADOS DIMENSIONAIS DA PONTE RIO-NITERÓI

Extensão total: 13.290 m
Extensão total com estruturas: 12.900 m
Extensão sobre o mar: 8.836 m
Extensão em terra: 4.454 m
Extensão da estrutura metálica: 848 m
Extensão do vão de concreto em terra: 32 m
Extensão do vão de concreto no mar: 80 m
Extensão do vão metálico central: 300 m
Largura total: 26.60 m

Faixas de Tráfego

Duas pistas de 12.20 m cada, ambas com três faixas de rolamento; exceto no trecho entre a praça de pedágio e o vão central, onde cada pista possui quatro faixas.
Altura máxima: 72 m acima do nível do mar.60 m no canal navegável

Longarinas

Acessos Rio: 777
Acessos Niterói: 365
Total: 1142

Aduelas

Correntes: 3000
De apoio: 182
De articulação: 68
Total: 3.250
...