sexta-feira, 16 de março de 2012

Jô Soares, Aranhas e a Santa Ignorância!


Ontem, eu estava prestes a ir dormir quando começava o Programa do Jô na Rede Globo. Então, depois de ter visto alguns documentários na TV fechada, decidi assistir um pouco do Jô.
Para o meu desprazer, Jô Soares decidiu fazer mais uma piada sobre alguns cientistas desocupados que haviam descoberto uma aranha que tinha uma picada que estimulava a ereção. Até aí tudo bem, seria mais uma piada sem graça, a não ser pelas risadas do Derico e do Bira. Aconteceu que eu comecei prestar a atenção na piada, até porque eu sei, não é de hoje, que o Jô tem dificuldade em contar pernas de aracnídeos e de insetos, ele pensa e insiste que inseto é sinônimo de artrópode! E aí, simplesmente, inclui as aranhas nesse grupo, ainda bem que ele se esqueceu dos caranguejos que são crustáceos, né? O que será que ele pensa a respeito das lacraias e gongolos, que são miriápodes?
Ele continuou a piada dizendo que a picada da aranha causava ereção na própria, ou seja, ela picava alguém e tinha uma ereção - "nossa que engraçado!" -, não! Não riam ainda. O pior vem agora: depois que a pobre coitada tinha uma ereção, em virtude da picada que dera em outrem, alguém se espantava dizendo: Nossa! Nunca tinha visto uma aranha de 7 - SETE - pernas! Isso mesmo. Sete pernas, minha gente, contando com o pinto da aranha, que só existe na imaginação dele. Não aguento mais isso. E não porque eu sou biólogo, mas porque acho que ele ignora - e por isso ele é ignorante - diversas áreas de conhecimento e isso ocorre por anos a fio, vejam a entrevista de Deborah Colker exibida em 05/05/2011:




Deborah Colker falando do seu espetáculo diz: "tem uma conexão dos insetos com o mundo acrobático, né? Os insetos voam, eles andam pelas paredes, eles andam por debaixo da terra, eles tem uma diversidades de deslocamentos... que esse paralelo entre esses dois mundos foi... os insetos, todos os insetos tem seis patas né? Seis braços e pernas".

Nossa, que conclusão!.

Jô Soares completa: "E tem o exoesqueleto, né? Que é o esqueleto, é pelo lado de fora, né? Quer dizer que a maleabilidade é total!"

Será Jô? Besouros não são insetos também? Nunca vi um besouro maleável.

Deborah Colker endossa: "Exatamente. Tem uma articulação completamente diferente. E a aranha é o único que tem oito né? Oito patas. E... Então, entender isso, né? E trazer as famílias dos insetos, pra mim foi um desafio incrível!"

Quanta ignorância!

Mas, Jô Soares pergunta admirado: "Aranha tem oito patas?"

Brincadeira...

Deborah Colker explica: "Aranha tem oito. É o único que tem. Não... ela precisa dominar o mundo dos insetos".

É mole? Será que não havia alguém na equipe dela para lhe dizer que aranha não é um inseto? Tá vendo? Não querem contratar biólogos, isso que dá, mico no Jô, ou melhor, mico com o Jô.

Na ocasião, eu postei no facebook, indignado:


Dando uma voltinha pele internet, procurando mais gafes do Jô, eu achei um texto revoltado de 2004, intitulado Jô e as Aranhas, vale a pena conferir  e ver que a ignorância se arrasta publicamente por, no mínimo, quase uma década! Eis um trecho: "uma piada sem-graça sobre um português que após retirar a seis patas de uma aranha, e como ela não se movimentasse mais, anotou que a aranha ficara então surda, pois não andava apesar de suas súplicas."
Isso só pode ocorrer porque a aranha devia ser paraplégica antes, pois em uma aranha comum, se tirarmos seis pernas, ainda faltariam duas. Esse gordo burro nãoo sabe que aranha é um aracnídeo e, como tal, tem 8 patas??

Isso aqui não é uma campanha pessoal contra o Jô Soares, eu era seu admirador quando era adolescente e vou tentar mandar um e-mail para o seu programa. Mas, indigna-me que um homem que se diga tão intelectual e tão pesquisador - até mesmo de Google! -, como o vi dizer em uma entrevista veiculada no Multishow, cometa repetidamente o mesmo erro. É só isso.

Marlon M4
...