Bons livros



Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca – e com um preço que cabe no seu bolso.

'Aventuras de Alice no país das maravilhas' e 'Através do espelho e o que Alice encontrou lá' revelam ao público adulto os perfis psicológicos e as preocupações políticas de seus heróis de infância. Classificados desde 1865, na Inglaterra, como livros infantis, as obras de Carroll mostram-se, aqui, como leitura para adultos.
...



Este livro resulta de uma amizade e de um seminário, ambos tendo a ver com a teoria de Ausubel. A amizade nasceu de um encontro casual há muitos anos atrás. Conversa vai, conversa vem, descobrimos que havíamos usado a teoria de Ausubel como fundamentação teórica de nossas teses, uma no ensino de Física e outra no de Biologia. O seminário foi realizado em Campinas de 10 a 15/12/1978, com o patrocíonio da CAPES (Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) e do antigo DAU (Departamento de Assuntos Universitários), sob o título "Seminário sobre Aprendizagem e Ensino ao Nível da Escola Superior". Na verdade, fou uma espécie de curso sobre as abordagens de Carl Rogers, B.F. Skinner, David Ausubel e Jean Piaget sobre a aprendizagem e suas implicações para o ensino. Ficamos encarregados da abordagem ausubeliana e, conseqüentemente, de preparar ou selecionar alguns materiais sobre a teoria de Ausubel que pudessem ser usados no seminário. Partimos logo para a preparação de um texto, pois sabíamos que, na época, pouco ou nada havia sobre Ausubel em português que servisse aos objetivos do seminário e que, por várias razões, não faria o menor sentido usar textos originais. chegamos, então, ao que se poderia chamar de versão preliminar deste livro: uma apostila mimeografada contendo um resumo da teoria e alguns exemplos. Discutindo como deveria ser essa apostila ocorreu-nos que, se ela passasse pelo teste do seminário, poderia ser revisada reformulada e ampliada de modo a tornar-se um pequeno livro sobre a teoria de Ausubel.
Marco Antonio Moreira 
Elcie F. Salzano Masin
ISBN 85-88208-76-8
Pedidos: editoracentauro@terra.com.br
...



Que peripécias viverá a humanidade no futuro? Num mundo que sobreviveu a tremenda crise ecológica e que tem fome de energia? Quais os problemas que enfrentará? Do contato da Terra com um desconhecido Universo paralelo surgem terríveis enigmas imprevistos. Como evitar a catástrofe, que virá com a subversão das leis da natureza, se, contra a estupidez humana, os próprios deuses disputam em vão? Da Terra, á beira da tragédia, somos levados por Isaac Asimov ao estranho e misterioso Universo paralelo, onde seres dotados de inteligência se conduzem de acordo com padrão de vida completamente estranho ao nosso. E dali somos transferidos ao mundo Selenita, com a sua colônia humana já estabelecida e já desenvolvendo novas formas de convivência social. A essas situações fascinantes se acrescenta a emoção das paixões conflitantes de personagens inesquecíveis desenhados com invulgar maestria literária. Protagonistas de episódios cuja sucessão alucinante não esconde uma meditação profunda, em verdade projetada no futuro a partir da experiência crucial de nossa era.
...